INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
AGÊNCIA REGULADORA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DELEGADOS DO ESTADO DO PIAUÍ
Agrespi participa de audiência pública sobre Agespisa
11/04/2023 - 13:14  
  
Twitter 
Google+ 
Diretores debatem sobre situação da Agespisa

Membros da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Piauí (Agrespi), participaram nesta segunda-feira (10), audiência pública para debater a situação da Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí). A audiência foi realizada pela Comissão de Administração Pública e Política Social (CAPPS) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

 

Na audiência, que foi proposta pelo deputado Marden Menezes, o parlamentar buscou respostas sobre a situação financeira e operacional da empresa.

Foto_11042023_010446

 

Um dos objetivos de capitalização de recursos da Agespisa seria atingir as metas do Marco Regulatório do Saneamento Básico, que se estima a necessidade de investimento de R$ 17 bilhões nesta área para o Piauí. De acordo com o presidente da Agespisa, Zé Santana, no momento, a empresa não tem recursos para propor um plano para essa área, mas que o Governo do Estado está fazendo ações por meio de outros setores.

 

O diretor-geral da Agrespi, Antônio Torres, afirmou que espera alguma resolutividade das demandas apresentadas na audiência pública. “Essas mudanças regulatórias dos últimos dois anos a nível estadual e federal devem contribuir no acesso a água de qualidade e saneamento básico e a Agrespi cumpri o seu papel de fiscalizar as ações da Agespisa, buscando sempre o objetivo principal que é a melhoria na qualidade dos serviços prestados”, ressaltou Torres.

 

Um dos fatores que afetam as contas da Agespisa de a cordo com o presidente Zé Santana é a folha de pagamento dos funcionários e manutenção de equipamentos. A empresa sofre com o problema de ter alguns poucos funcionários que recebem altos salários. “Houve 36 adesões ao Plano de Aposentadoria Voluntária que representam uma redução de, aproximadamente, R$ 1 milhão por mês”, disse.

Foto_11042023_010446

 

Zé Santana mencionou ainda que algumas medidas devem ser tomadas pela Agespisa para regularizar suas contas. A principal delas é a substituição e instalação de hidrômetros para que a empresa possa cobrar adequadamente pelo serviço prestado. Além disso, as prefeituras devem ser chamadas para negociar seus débitos.

 

 

Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Piauí
Rua Jaicós, 1435 - Ilhotas - CEP: 64010-060 - Teresina, PI E-mail: E-mail: ouvidoria@agrespi.pi.gov.br