INFORMAÇÕES E SERVIÇOS PARA O CIDADÃO
AGÊNCIA REGULADORA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS DELEGADOS DO ESTADO DO PIAUÍ
Agrespi participa de audiência pública sobre Agespisa
11/04/2023 - 13:14  
  
Twitter 
Google+ 
Diretores debatem sobre situação da Agespisa

Membros da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados do Piauí (Agrespi), participaram nesta segunda-feira (10), audiência pública para debater a situação da Agespisa (Águas e Esgotos do Piauí). A audiência foi realizada pela Comissão de Administração Pública e Política Social (CAPPS) da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi).

 

Na audiência, que foi proposta pelo deputado Marden Menezes, o parlamentar buscou respostas sobre a situação financeira e operacional da empresa.

Foto_11042023_010446

 

Um dos objetivos de capitalização de recursos da Agespisa seria atingir as metas do Marco Regulatório do Saneamento Básico, que se estima a necessidade de investimento de R$ 17 bilhões nesta área para o Piauí. De acordo com o presidente da Agespisa, Zé Santana, no momento, a empresa não tem recursos para propor um plano para essa área, mas que o Governo do Estado está fazendo ações por meio de outros setores.

 

O diretor-geral da Agrespi, Antônio Torres, afirmou que espera alguma resolutividade das demandas apresentadas na audiência pública. “Essas mudanças regulatórias dos últimos dois anos a nível estadual e federal devem contribuir no acesso a água de qualidade e saneamento básico e a Agrespi cumpri o seu papel de fiscalizar as ações da Agespisa, buscando sempre o objetivo principal que é a melhoria na qualidade dos serviços prestados”, ressaltou Torres.

 

Um dos fatores que afetam as contas da Agespisa de a cordo com o presidente Zé Santana é a folha de pagamento dos funcionários e manutenção de equipamentos. A empresa sofre com o problema de ter alguns poucos funcionários que recebem altos salários. “Houve 36 adesões ao Plano de Aposentadoria Voluntária que representam uma redução de, aproximadamente, R$ 1 milhão por mês”, disse.

Foto_11042023_010446

 

Zé Santana mencionou ainda que algumas medidas devem ser tomadas pela Agespisa para regularizar suas contas. A principal delas é a substituição e instalação de hidrômetros para que a empresa possa cobrar adequadamente pelo serviço prestado. Além disso, as prefeituras devem ser chamadas para negociar seus débitos.

 

 

Agência Reguladora dos Serviços Públicos do Estado do Piauí
Espaço da Cidadania Unidade Show Automall, Avenida João XXIII, 5335 - Santa Isabel, Teresina - PI, 64053-010 E-mail: agrespi@agrespi.pi.gov.br