A equipe de saneamento e infraestrutura da Agrespi apresentou em audiência realizada pelo Ministério Público/Procon, relatório de vistoria no município de Matias Olímpio de verificação da qualidade da água, funcionamento do Sistema de Abastecimento de água (SAA), construção da captação de água e da nova adutora, construção da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) e construção do novo reservatório.
O Governo do estado, através da Agespisa, iniciou a construção de uma nova captação superficial no Rio Parnaíba com adução e construção de uma nova ETA, para garantir a água de qualidade e quantidade suficiente, o que deverá melhorar nos serviços de fornecimento de água para toda a população. O Valor orçado foi de R$3.120.000.00. O cronograma de execução é de 150 dias, com previsão de conclusão neste ano de 2024, cerca de 85% da obra foi concluída.
O relatório divulgou resultados sobre a análise da qualidade da água realizada em laboratório e pontuou recomendações sobre a conclusão de ampliação de captação da adutora. “Recomenda-se acelerar a construção da nova captação do Rio Parnaíba e adutora para ampliar a produção de água na ETA, com intuito de atender todas as demandas do sistema de distribuição de água na cidade de Matias Olímpio. Com a implantação da nova captação, ETA e Reservação de água acredita-se que o sistema de distribuição da rede implantada na cidade de Matias Olímpio será regularizado”, diz o relatório.
Foram coletadas amostras de água em 5 pontos da cidade para se fazer as análises físico-química. Foram eles; Água tratada na sede do escritório da Agespisa; Ponto de Água tratada no Posto à rua Moysés Percy; Água bruta na captação do Rio Parnaíba; Água tratada na saída da ETA e Água tratada na Praça do Fórum, no bar Jaiso Francisco.
Confira relatório completo aqui