Em audiência pública online realizada na última sexta-feira, 26, pelo Ministério Público do Piauí, por meio do Procon, a Agência Reguladora do Serviços Públicos Delegados do Estado do Piauí ( Agrespi), apresentou o relatório sobre a prestação de serviço de abastecimento de água na região do litoral piauiense, nos municípios de Cajueiro da Praia, Barrinha e Barra grande.
A audiência foi motivada pelo Procon/MPPI para discutir demanda acerca do não fornecimento de água e cobranças indevidas na localidade de Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia.
O relatório apresentado pela Agrespi em audiência referente a visita de inspeção em 11 de janeiro deste ano, no município de Barra Grande, apontou que o serviço de capitação de água bruta feita no rio Parnaíba, no qual está sendo ampliado o serviço, precisa ser acelerado com o intuito de atender as demandas do sistema de distribuição de água de toda a região.
“A ETA-IV é a Estação de Tratamento de Água responsável por fornecer água de boa qualidade e quantidade para atender as demandas da adutora do Litoral. No tocante ao fornecimento de água para a referida adutora, o sistema adutor principal ainda não está funcionando e o fornecimento está sendo feito de forma precária”, diz o relatório da Agrespi.
O relatório apontou ainda que bombas instaladas estão sem funcionar e recomenda que a Agespisa deverá de forma urgente implantar um Sistema Operacional Automatizado-SOA para que o serviço de distribuição de água ao longo da adutora seja otimizado e garanta o equilíbrio do sistema como um todo.
A Agrespi tem a função definida por lei (nº 7.049/2017) de regular e fiscalizar todos os serviços delegados como o saneamento básico, energia, gás canalizado, transporte e infraestrutura geral do Estado do Piauí.